O que vai além da Universidade?

Você entrou para universidade agora? Parabéns! Você tem uma longa estrada pela frente, pessoas para conhecer, eventos para participar… Mas nem tudo é um mar de rosas. Se você é um estudante cristão, se tornar um calouro pode apresentar inúmeros desafios à sua frente. Você já deve ter ouvido que a universidade é um local hostil aos cristãos, que vão te chamar para festas, questionar sua fé e fazer com que sua rotina gire intensamente em torno das atividades acadêmicas.

Mas nós temos uma boa notícia: se você confiar em Jesus em cada passo da sua jornada acadêmica, a universidade pode ser um espaço em que você perceba a importância do Evangelho não só na sua vida, mas também para as pessoas próximas a vocêQuer saber como? Nós gostaríamos que você pensasse em 4 áreas que são importantíssimas para sua vida estudantil:

O Ambiente Universitário

Muitas coisas podem causar estranheza no começo da sua jornada universitária e, com certeza, um dos primeiros choques será a pluralidade no campus. Em um período muito curto, você verá lugares, pessoas e ideias muito diferentes. Mas se você lembrar que Deus é seu escudo e refúgio (Salmos 18:2), você terá em seu coração a firme certeza de que Deus é maior que as instabilidades da vida acadêmica.

Estudo

Uma das primeiras coisas que todo cristão ouve ao entrar na universidade é que, se não tomar cuidado, estudar demais pode afastá-lo da fé em Deus. Mas a Bíblia fala o contrário! Ela afirma que todo aquele que ama o Senhor tem prazer em estudar as obras de Suas mãos (Salmos 111:2). Você tem comunhão com o Criador de todo universo, e isso é uma tremenda vantagem ao estudar o mundo que Ele criou!

Igreja

É importantíssimo que você esteja congregando em uma igreja saudável. Participar de movimentos cristãos no campus é muito importante, mas eles jamais substituem o papel primordial que a “congregação dos santos” exerce na nossa espiritualidade de domingo a domingo. Por conta do encorajamento ao crescimento espiritual, a Bíblia afirma que é importantíssimo que não deixemos de congregar (Hebreus 10:25).

Testemunho

Uma vez que você crê em Jesus como seu Senhor e Salvador, você é testemunha da obra redentora de Cristo – e tem a missão de compartilhar o evangelho a todos os que não conhecem o amor de Deus. E adivinhe só: a universidade é um dos lugares em que as oportunidades de falar do Evangelho são inúmeras. É comum sentir medo no momento de compartilhar o Evangelho, mas a Bíblia afirma que proclamamos o Evangelho na autoridade do nome de Jesus (Lucas 24:45-48). Estaríamos arruinados se tudo dependesse de nós! Mas como tudo depende dEle, podemos falar do Evangelho sem temor.


Devocional “Além da Universidade”

Para te ajudar a meditar nesses pontos, preparamos um devocional de 12 dias para que você mergulhe no que a Palavra de Deus tem a dizer sobre cada uma dessas áreas e os desafios para você, universitário cristão. O devocional será lançado em agosto. A universidade pode ser um dos melhores momentos de sua vida, basta que ela seja vivida para a glória de Deus!

O devocional ”Além da Universidade” abordará os seguintes temas: ambiente acadêmico, rotina de estudo, igreja local e testemunho cristão. Em breve será lançado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *