A prioridade do seu relacionamento com Deus

Todos têm certas prioridades que determinam o uso do tempo, talento e recursos. Apesar de nós dizermos quais são nossas prioridades, as verdadeiras são reveladas ao usarmos nosso tempo e outros recursos. Um discípulo de Jesus deve buscar a Deus como sua prioridade número 1 na vida.

Deus inicia e deseja um relacionamento com você

Em Romanos 8:28-39, o apóstolo Paulo escreveu:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas as coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Nesse texto nós vemos que:

  • Ele chamou você para ser parte de Sua família (v. 28-30)
  • Seu relacionamento com Ele é Seu trabalho do começo ao fim (v.30)
  • Ele amou você apesar do seu pecado e deu Seu Filho para trazê-lo a Ele (v. 31-32)
  • Ele lhe assegura que nada, jamais, pode mudar este relacionamento (Romanos 8:31-39).

Experimentar o amor de Deus fará você buscá-Lo. Todo cristão tem uma necessidade interior de buscar ao Senhor

Seu amor para com Deus é uma resposta ao amor dEle para com você: ”Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” 1 João 4:19

Quanto mais perceber o amor de Deus por você, mais irá amá-Lo e buscá-Lo: “Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. 40 Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro cinqüenta. Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais? Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta com bálsamo ungiu os meus pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa pouco ama.” Lucas 7:36-47

Deus deseja que seu relacionamento com Ele seja sua maior prioridade.

Deus o ordena a amá-Lo acima de tudo mais: “Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” Marcos 12:28-30

  • Essa não é somente uma sugestão e não é apenas para cristãos maduros
  • Deus quer seu amor mais do que Ele quer suas boas obras.

Seu relacionamento com Deus é de valor máximo na vida: (Filipenses 3:7-14). “Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo, e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer e o poder da sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte, para de algum modo alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

  • Conhecê-lo é a coisa mais importante na vida. (v. 7-8)
  • Conhecê-Lo é a maneira de se tornar como Cristo. (v. 9-11)
  • Conhecê-Lo vale por uma busca que dure sua vida toda. (v. 12-14).

Conhecer e permanecer nEle é a fonte da vida real: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” João 15:1-11. As palavras “permanecer” ou “resistir” sugerem um relacionamento profundo e pessoal com Deus como fonte de nossa força diária. Permanecer em Cristo produz os seguintes resultados:

  • Uma vida frutífera (v. 1-5)
  • Uma vida de experimentar Seu amor (v. 9-10)
  • Uma vida de alegria (v. 11).

Passos práticos para fazer de seu relacionamento com Deus sua prioridade número 1

1. Entenda que conhecer a Cristo é um privilégio alegre, não uma tarefa desagradável.
Procure conhecê-Lo e andar com Ele durante todo o dia. Desfrute de Sua presença. Louve e adore a Deus. Aceite e desfrute de Seu amor por você, e diga a Ele de seu amor por Ele (Apocalipse 4:1-11; 5:6-14; João 15:9). Separe um tempo para se encontrar com Deus diariamente. Seu tempo em oração e leitura da Bíblia é um tempo de comunicação íntima e pessoal e não deve ser feito com um sentido de dever ou obrigação.

2. Escolha fazer de seu relacionamento com Deus sua prioridade número 1 e valor mais alto.
(Filipenses 3:7-14).

3. Peça a Deus para dar a você uma estima nova pelo Seu amor e tudo que Ele faz por você.
Medite em versículos que enfatizam estas coisas.

4. Arrependa-se de qualquer coisa em sua vida que Deus lhe revelar como sendo desagradável.
Arrependimento significa mudar suas atitudes e ações pelo poder do Espírito Santo. Arrependa-se de indiferença para com Ele (Apocalipse 2:1-5). Arrependa-se de dependência em si mesmo. (1 Pedro 5:6-7, Romanos 12:1). Arrependa-se da falta de tempo gasto com Deus (Lucas 5:16).

5. Expresse seu amor para com Deus ministrando a outros.
Diga a não cristãos sobre Seu amor. (2 Cor. 5:11-21). Busque oportunidades de demonstrar seu amor por outros cristãos (Gálatas 6:10).


Aplicação

Durante esta próxima semana, use as seguintes passagens para meditar no amor de Deus por você e no que Ele tem feito por você. Avalie suas prioridades pessoais à luz do que Deus diz do seu relacionamento com Ele.

  • Efésios 1, 2, 3:14-21
  • Filipenses 3:7-14
  • Romanos 8:28-39
  • Apocalipse 2:1-5
  • João 15:1-17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *