Movimentos Espirituais

Antes de ler esse artigo, recomendamos que você separe um momento para ler os capítulos 11 e 13 do livro de Atos.

O que é um Movimento Espiritual?

Atos 11 e 13 descrevem o que acontecia na Igreja de Antioquia, caracterizando aquela comunidade como um movimento espiritual, onde vidas eram transformadas. Uma das características mais notáveis de um movimento espiritual saudável é que ele está crescendo dinamicamente através do tempo. Um movimento cresce tanto em tamanho quanto espiritualmente. Está relacionado com “adicionando novos convertidos diariamente” e crescimento da maturidade espiritual de cada indivíduo no movimento. Isto não significa que precisa ser grande em seu tamanho. Pode ser de 10 pessoas, mas a pergunta chave é: estamos vendo crescimento com o passar do tempo? Os 10 cresceram para 15 no ano passado? O livro de Atos mostra claramente um padrão de crescimento, constantemente adicionando novos convertidos e desenvolvendo mais e mais líderes!

O ambiente de um Movimento

O ambiente é fundamental para que vidas sejam transformadas e o movimento cresça. O movimento é formado sobre pessoas, que estão sendo tocadas por Deus! Certamente o ambiente descrito em Atos 2:42-47 nos dá uma idéia incrível da atmosfera necessária para movimentos eficazes existirem. A comunidade bíblica descrita em Atos exibiam estes 4 valores:

  • Eles tinham uma paixão por Deus que se expressava através da oração e louvor.
  • Eles tinham um compromisso um com o outro que se expressava através do cuidado e comunhão.
  • Eles tinham um desejo de crescer que se expressava através do ensino bíblico.
  • Eles tinham um coração para o perdido que se expressava através de levar outros a Cristo (extraído do artigo: Alcançando o Campus Através de Grupos em Células, Ministério Catalítico, 1994)

Se alguns destes elementos estiverem faltando não teremos um movimento espiritual eficaz. Por exemplo: cuidado, comunhão, relacionamentos, aceitação e amor são partes poderosas na formação de um movimento. Elas contribuem poderosamente para crescimento pessoal e desenvolvimento dos estudantes que participam do movimento. Outro aspecto do ambiente de um movimento espiritual saudável é a fé, vida cheia do Espírito e uma demonstração da manifestação de Deus.

Os Apóstolos ensinando as Escrituras nos mostram a importância do ensino da Palavra correta e consistentemente. O modelo de vida onde os apóstolos demonstraram uma paixão por Deus é algo que precisamos imitar, mas paixão por Deus e pelos perdidos não é ensinado, nasce no coração à medida que andamos com Ele. Liderança servil é outro elemento que tem a ver com o coração. Esse tipo de liderança não é apenas teoria que pode ser ensinado, mas é essencial em formar um movimento.

Os componentes essenciais de um Movimento

A experiência mostrou que não podemos “orquestrar” o crescimento de um movimento. Só a mão de Deus pode transformar um ministério em um movimento de verdade. Mas podemos tecer os componentes básicos do tecido de qualquer ministério, os quais Deus usará para formar um movimento com Suas mãos. Três componentes importantes são sugeridos aqui.

  • Conectar-se com o Perdido
  • Discipulado Transformador de Vida
  • Multiplicação de Líderes

Os componentes de um movimento crescente e saudável são ilustrados através do seguinte diagrama.

Desenvolvemos um movimento sobre vidas transformadas – pessoas que estão recebendo a Jesus – é ilustrado pela seta conectando-se com o perdido. Discipulado transformador de vida – tanto cristãos quanto novos convertidos estão participando de várias atividades do movimento e a transformação genuína está acontecendo e com desenvolvimento dessas pessoas há formação de líderes. Todos esses componentes juntos acontecendo simultaneamente formam o que chamamos de Movimentos Espirituais.

 

Conectar-se com o perdido

Evangelismo é primeiro e antes de mais nada o trabalho de Deus.” (Keith Davy, Evangelism Design). Mas os exemplos dados a nós na vida de Cristo e o ministério de Paulo nos chamam a nos tornarmos os “embaixadores” mais eficazes e evangelistas mais habilidosos que pudermos ser. A mensagem central nunca muda. Ela é a mensagem da reconciliação e salvação em Cristo. Nossa mensagem precisa ser tão emocionalmente atraente e pessoalmente profunda como foi a conversa de Jesus com a mulher Samaritana e tão intelectualmente estimulante quanto foi a conversa com Nicodemos e tão culturalmente relevante quanto o discurso de Paulo aos líderes em Atenas.

Discipulado transformador de vidas

Um movimento eficaz precisa ter um seguimento bem sucedido de novos convertidos e cristãos que os traga com facilidade para um ambiente onde transformação genuína pode acontecer. Este componente discipulado transformador de vida inclui pequenos grupos, interação individual, encontros do grupo maior, eventos sociais, congressos e projetos. Nosso desejo é que os estudantes experimentem transformação de vida e não apenas participem das atividades. Uma missionária disse que podia saber quando “vida-transformada” existia nas garotas que discipulava ao aplicar o teste de 2 Co 5:15. “E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou“. Existe uma diferença marcante entre a pessoa que está vivendo para si mesma versus a que está vivendo para Cristo. Alguém pode aparecer no estudo bíblico e participar de reuniões e congressos, mas não estar vivendo para Cristo. Existem muitos elementos fundamentais que contribuem para transformação genuína. Esses elementos são importantes em qualquer tipo de grupo, seja ele pequeno ou grande.

  • Comunidade: Pessoas crescem quando experimentam relacionamentos profundos onde há graça demonstrada e compromisso de falar a verdade (áreas fracas, conflitos, pecado, etc).
  • Conteúdo bíblico de qualidade: Isto envolve ensinar conteúdo que é biblicamente preciso, culturalmente relevante e em sintonia com as necessidades. Quando a Palavra é ensinada os nossos corações, caráter e ações são transformados. E essa transformação é mais profunda quando é resultado de autoaprendizagem.
  • Impacto exterior: Os membros do grupo estão de fato indo às pessoas para falar de Cristo.
  • Discípulos de Jesus cheios do Espírito e capacitados: Capacitação em evangelismo, discipulado e liderança eficaz é um elemento importante para que os estudantes envolvidos possam influenciar outros.

Multiplicação de Líderes

A tendência numa cultura muito relacional é que os estudantes envolvidos no movimento gostam de participar de um pequeno grupo de estudo bíblico ou de uma reunião semanal, mas nunca se tornam líderes porque é mais confortável simplesmente ser um participante em vez de ser um líder. Mas um movimento crescente precisa de cristãos que deixam de ser participantes de um pequeno grupo para se tornarem líderes de um pequeno grupo, de serem ajudadores do movimento para se tornarem líderes de movimento e de alguém que compartilha sua fé ocasionalmente para alguém que treina outros a compartilhar sua fé.

Um movimento espiritual consiste em um grupo de discípulos cheios do Espírito que estão conectados com os perdidos, liderando pequenos grupos onde o discipulado transformador de vida acontece e onde existe a multiplicação de líderes.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *