Anteriormente conhecido como Movimento Estudantil Alfa e Ômega, a Cru Campus é um dos ministérios da Cru Brasil (até 2016 era chamada de Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo), cuja sede internacional está localizada em Orlando, Flórida. O Dr. Bill Bright fundou o ministério em 1951 na Universidade da Califórnia (UCLA), chamado Campus Crusade for Christ. Atualmente a Cru está em mais de 190 países e conta com milhares de missionários, voluntários e associados comprometidos com a expansão do Evangelho de Jesus!


Quase 20 anos depois, a Cru chega no Brasil através do Pr. Neco (Manoel Simões Filho), atuando com treinamentos de evangelismo e discipulado para igrejas. Na mesma época, as "Quatro Leis Espirituais" começaram a ser impressas em nossa terra. No final dessa década, o movimento universitário dá os seus primeiros passos com a chegada de missionários mexicanos.

Em 1987, uma equipe de missionarios começa a trabalhar no campus da USP, em São Paulo. Em 1992, acontece o primeiro congresso, chamado SETREL (Seminário de Treinamento de Líderes), em Campinas. No ano seguinte, estudantes e missionários da UNICAMP realizam um projeto missionário na UFF, em Niterói, iniciando o movimento no Rio de Janeiro.

Em 1996, missionários canadenses visitam Belém, São Luís e Fortaleza e recrutam estudantes para serem voluntários nessas cidades. Esse foi o ponto de partida do movimento nas regiões Norte e Nordeste, iniciando o Elo Estudantil, ministério que ajuda estudantes líderes em cidades onde não há equipe de missionários. Em 1998 é realizado um projeto de verão em Fortaleza (parceria com os EUA), dando início a primeira equipe de missionarios na cidade. Em 2000 acontece o primeiro Congresso Norte/Nordeste em Fortaleza. E em 2003, Maceió recebe o primeiro projeto missionário de verão, no campus da UFAL.

Desde então, temos realizado projetos em diversas capitais do Brasil e hoje contamos com mais de 3 mil estudantes em nosso país, e uma equipe de 54 missionários que trabalham para levar o evangelho a cada estudante universitário em 23 estados do Brasil.